No meio desta mobilização, vemos o quanto exigir fora PM, fora Rodas, mais democracia na universidade, não punição dos presos politicos e uma politica de segurança alternativa à da reitoria, não são pautas apenas do movimento estudantil,  mas também do movimento feminista!
O relato que está  rodando pelas redes sociais, da estudante que foi torturada durante a reintegração de posse mostra claramente o papel da PM no campus, que não é de segurança, e sim de repressão, ainda mais das mulheres.
Nós, da Frente Feminista, que participamos cotidianamente das mobilizações atuais na Universidade de São Paulo, e já nos posicionamos em apoio aos eixos da greve e da mobilização, e agora soltamos esta segundanota, desta vez referente ao machismo interno do movimento.
Infelizmente já vimos vários casos de machismo e homofobia nesta mobilização. Só para citar alguns, vimos um caso de assédio dentro da ocupação da FFLCH, vimos um kraft que tentando ser libertário e inovador, acabou reproduzindo a lógica homofofica e machista desta sociedade, o uso do machismo para desmoralizar ativistas que impediam as aulas em momento de greve. Vemos em assembleias e foruns do movimento expressões machistas e homofóbicas, que não acrescentam nada à luta.
Mais do que isso, vimos também, mulheres serem xingadas de forma machista pelo simples fato de discordar de uma ou outra opinião!
Defendemos incodicionalmente todos os companheiros e companheiras desta luta contra os ataques da reitoria e do governo. Mas, não nos calaremos perante atitudes machistas e homofóbicas, mesmo se estas atitudes forem cometidas por pessoas que participam do movimento estudantil ou mesmo lideranças! Denunciar a opressão não é o que divide o movimento e fortalece a reitoria,  o que divide o movimento é a opressão ocorrer!
Também não compartilhamos da opinião que expor casos machistas atrapalha os foruns do movimento. O que atrapalha os foruns do movimento é a opressão cotidiana que afasta diversas lutadoras e lutadores!
Não aceitaremos nenhuma forma de opressão! Muito menos dentro do movimento estudantil!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: